terça-feira, 12 de junho de 2012

Portugal vs. Dinamarca

Amanhã, a selecção nacional terá nos pés a oportunidade de fazer sonhar o povo português com a grandiosidade de estar na final do Euro 2012. Iremos medir forças contra a Dinamarca que, apesar de já não ser a potência que era em 1992 quando venceu o europeu, é uma selecção que derrotou a equipa de estrelas da Holanda. À semelhança do jogo Portugal-Alemanha, pode-se considerar que o resultado não foi o mais justo. A infelicidade nessa partida esteve claramente do lado da Holanda, criando mais oportunidades e sendo, por oposição, menos eficaz. A verdade é que Portugal perdeu e a Holanda não venceu. Diz-se desta maneira porque o azar holandês assentou, no meu ponto de vista, na individualidade de certas estrelas, que apesar de terem feito um bom jogo, não contam com o suporte colectivo que as suas equipas de campeonato lhe oferecem. 
Portugal vê-se assim obrigado a vencer o jogo contra a Dinamarca se quer continuar a afirmar-se como um dos favoritos ao troféu. A escolha do avançado - uma questão muito discutida - recaiu sobre Postiga, novamente. Eu creio que a reduzida variedade de avançados que dispomos faz com que esta seja a opção mais sensata do treinador português. Nelson Oliveira provou nos treinos ser capaz de finalizar em grande estilo, mas a experiência de Postiga neste caso vale mais. Concordo que o jovem avançado entre na segunda parte, mas será a titularidade de um jogador que nem meia dúzia de jogos pelo Benfica fez a opção mais viável? Conto com as vossas opiniões.
A Dinamarca tem jogadores explosivos e versáteis. Muitos deles são conhecidos por não darem muito nas vistas durante o jogo, mas quando se trata de decidir o rumo da partida, entram em cena e fazem golos. Não os podemos considerar estrelas, mas os dinamarqueses têm algo que Portugal não tem: uma equipa equilibrada. Ao mesmo nível encontram-se os defesas, médios, e avançados. Portugal como sabemos tem um défice no ataque. 
Portanto, Ronaldo e seus colegas poderão deliciar os portugueses amanhã. Uma vitória, nada mais que isso, é pedida. Espera-se uma boa exibição do capitão português porque quando este está no seu máximo, a equipa acompanha-o. Foi o caso do amigável entre Portugal e Espanha logo após o Mundial 2010. Espanha era a campeã, estava no topo do mundo. Mas uma exibição personalizada de Ronaldo fez com que a equipa portuguesa derrotasse os campeões por 4-0, com um soberbo golo anulado (injustamente) da estrela portuguesa. Amanhã, a vitória em Lviv poderá levar à euforia popular, à exaltação dos valores nacionais, ao esquecimento dos problemas, da crise. Quando a selecção ganha, a alegria instala-se em casa de cada português, as crianças com os cachecóis e de cara pintada saltam aos gritos; um golo significa um grito de alívio, emoção e contentamento de uma nação empobrecida.

2 comentários:

  1. "a vitória em Lviv poderá levar à euforia popular, à exaltação dos valores nacionais, ao esquecimento dos problemas, da crise ... significa um grito de alívio, emoção e contentamento de uma nação empobrecida."
    Pelos visto nessa mente mesquinha o futebol é desporto que tirará portugal da crise e da situação em que se encontra. Porém não se esqueça que uma selecção de futebol não é representativa do país é exactamente a selecção dos melhores jogadores com nacionalidade portuguesa e pouco ou nenhum contributo trará para Portugal ... não é por ganharmos o europeu que o valores nacionais e nossa cultura vai ser reconhecida, ou, que a economia vai fluir ... Somos detentores de 2, sim 2, prémios Nobel (medicina e literatura), somos um dos países com mais medalhas no paralímpicos temos estupendos cientistas e uma cultura ... se achas que por ganharmos um europeu é que deixamos de ser considerados o enclave de Espanha ... então muda de opinião!!! Grécia 1 europeu; Espanha 1 mundial; Itália 1 Mundial e estão todos pela hora da morte.
    DEIXEM de defender o país só quando a sua selecção de futebol joga, pois é a maior hipocrisia, associar e colocar a bandeira nacional, um dos valores/ícones nacionais, na janela só durante o europeu quando durante o ano inteiro só dizem que o país é uma autêntica m**** !!! Menos, ok, menos ....

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo, obrigado pelo seu comentário que, embora incoerente, transmite uma noção errónea das minhas convicções nesta publicação. Acho que uma leitura minimamente cautelosa e com espírito ambíguo poderia esclarecer a sua desadequada ponderação. Penso que o seu reparo demonstra uma falta de interpretação do que foi escrito e uma discrepância do assunto abordado inicialmente: o jogo entre Portugal e Dinamarca. Portanto, convém esclarecer que o meu ponto de vista recai sobretudo nas comemorações pessoais e sociais que aconteceram após a (sabemos agora) vitória de Portugal. Nesta publicação não é abordado o assunto da crise tampouco medidas que a solucionem. Apenas se referencia a importância do futebol no espírito dos portugueses e que uma vitória iria proporcionar momentos alegres e descontraídos entre a população. Outro reparo que gostaria de apontar é que a selecção portuguesa é, de facto, a representação de Portugal em competições futebolísticas.
    Além de tudo isto, recomendo uma vista de olhos por publicações anteriores, que retratam outros problemas do país. As afirmações que, covardemente, em Anónimo, enunciou demonstram uma autêntica falta de objectividade e maturidade.

    ResponderEliminar