sábado, 26 de março de 2011

Ensaio sobre o futuro

Olá caros portugueses! 

Neste artigo não serão colocadas parvoíces em demasia. Prometo!

Bem, nas últimas décadas o futuro começou a ser muito mais discutido do que era anteriormente. Isso deve-se, claramente, à Guerra Fria - o tal período de tensões entre a ex-URSS e os EUA entre a Segunda Guerra Mundial e a década de 90.
Neste período da história, a tecnologia de reacções nucleares para fazer rebentar coisas foi imensamente explorada e, infelizmente, muito aprimorada. Mas, para a felicidade da humanidade, os rebentamentos de bombas atómicas com reacções nucleares não passaram de meros testes. Testes esses que fizeram pelo menos os EUA pensar seriamente nas consequências de uma guerra a sério com a URSS.

No entanto, este não foi o único aspecto da Guerra Fria que fez a Humanidade pensar acerca do futuro. Nesse período histórico, a corrida da exploração espacial tinha como principais intervenientes os EUA e a URSS. A URSS ganhou a parte de meter um cão e um homem no Espaço, porém, os EUA conseguiram desenvolver muito mais as tecnologias de exploração espacial e, além disso, conseguiram meter o Homem na Lua.

Já mais recentemente, surgiu o raio do problema da escassez do petróleo no futuro. Segundo os especialistas, a puta madre das fontes de energia acabará dentro de 50 a 70 anos. Provavelmente ainda és vivo quando isso acontecer, por isso põe-te a pau, se não andas a pé!
Mas agora a sério: desde que surgiu esta informação, todas as potências mundiais - incluindo Portugal - começaram a investir desesperadamente em fontes de energia renováveis. Ainda que essas fontes energéticas não consigam sustentar um país por completo, já conseguem - no caso de Portugal - fornecer 40% da energia consumida no país. Desde a energia eólica até à hídrica, tudo contribui para fazer faísca neste Portugal! Mas isso é outra história...

Em suma, pode-se dizer que sempre que surge um problema que comprometa o futuro, o Homem arranja sempre maneira para se conter e não tornar o problema sério... Com a evolução das tecnologias tudo aponta para um futuro mais confortável, mais sustentável e mais pacífico. O problema é que o Homem rapidamente muda de ideias, mas espero que a Humanidade não se descontrole e consiga pensar nas consequências e nos benefícios que as suas acções trarão para as gerações vindouras!

2 comentários:

  1. Caro Daniel Cordeiro

    Boa noite!

    Acho que este blog é totalmente necessário, e numa linguagem bastante acessível e que torna muito mais compreensível o assunto!

    Principalmente a "Puta Madre do Petróleo" uma frase de louvar

    parabéns

    ResponderEliminar
  2. este assunto é o que deve ser mais falado em todo o lado seja em blogues ou jornais

    Muito Bem... espreita o meu também daniel

    ResponderEliminar